15 de Janeiro de 2021

IPVA

Deixar de pagar o IPVA em 2021 poderá negativar o nome

Já a falta do licenciamento pode implicar à apreensão do veículo
Divulgação, Ilustração
Divulgação, Ilustração
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) trata-se de um tributo de periodicidade anual, cujo fato gerador é meramente a posse do veículo. Apesar do IPVA ser um imposto cobrado em todo o território nacional, o mesmo se trata de um imposto cujo as regras são definidos de estado para estado.

Contudo, segundo informações do Contábeis os proprietários de veículos precisam ficar em alerta quanto aos prazo de pagamento do IPVA para que possam evitar algumas penalidades relacionadas ao imposto.

Deixar de realizar o pagamento do imposto, bem como em atrasa-lo pode significar multa e até mesmo a inscrição do nome na dívida ativa. No mais a falta do licenciamento pode implicar à apreensão do veículo além de multa pela autoridade de trânsito em 7 pontos na CNH.

No mais para que o motorista consiga estar com o carro em dia não basta apenas o pagamento do licenciamento e IPVA, em casos onde o motorista possua multas, será necessário quita-las para conseguir a emissão do documento no ano vigente.




Fonte: Jornal Contábil