06 de Abril de 2022

Guerra

EUA incluem filhas de Putin na lista de sanções contra a Rússia

Medidas também incluem familiares do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov
EFE, EPA, MIKHAIL KLIMENTYEV, KREMLIN POOL, SPUTNIK
EFE, EPA, MIKHAIL KLIMENTYEV, KREMLIN POOL, SPUTNIK
A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (6) uma série de novas sanções contra a Rússia, em esforço coordenado com aliados da União Europeia (UE) e G-7 para punir Moscou pela ofensiva em andamento na Ucrânia. Segundo comunicado, as medidas buscam impor custos às “atrocidades” cometidas pelo Kremlin, incluindo possíveis assassinatos de civis nos arredores de Kiev.

Entre as ações, os Estados Unidos bloquearão ativos da maior instituição financeira russa, o Sberbank, e do maior banco privado do país, o Alfa Bank. Indivíduos americanos também ficarão proibidos de realizar transações com essas empresas, ou investir em algumas estatais. A lista de companhias do Estado alvo das sanções será divulgada pelo Departamento do Tesouro nesta quinta-feira (7).

Ainda de acordo com a nota, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinará um decreto executivo que proibirá novos investimentos na Rússia por cidadãos americanos.

Washington aplicará ainda sanções contra as filhas adultas do presidente russo, Vladimir Putin, a mulher e a filha do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, além de membros do Conselho de Segurança da Rússia.

O líder do Kremlin tem duas filhas, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, resultantes do casamento com sua ex-mulher Lyudmila Shkrebneva. Estas são as únicas que o presidente russo assume publicamente, apesar de haver relatos de que ele tem outros quatro filhos – dois meninos e duas meninas gêmeas – com a ex-campeã olímpica de ginástica, Alina Kabaeva.

O Tesouro também proibiu a Rússia de executar pagamentos de dívida com recursos sujeitos à jurisdição americana.

*Com informações da AE e EFE.


Fonte: Pleno.News