29 de Dezembro de 2025

Clima

Onda de calor tem data para terminar

Após seis dias, calor intenso deve diminuir a partir desta terça-feira (30)
Cris Faga, Dragonfly Press, Estadão Conteúdo
Cris Faga, Dragonfly Press, Estadão Conteúdo
A onda de calor que atinge quatro estados do Brasil deve terminar nesta terça-feira (30). O alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) detalha o alívio nas temperaturas a partir do início da noite desta segunda (29).

Classificada pela autoridade meteorológica como evento de 'grande perigo', a onda de calor que atingiu São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de extensas áreas do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, deve dispersar e trazer alívio para quem está nestas regiões.

Entre as áreas mais afetadas e que poderão sentir uma breve queda nas temperaturas estão o Norte Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Região Metropolitana de Curitiba, Sul Espírito-santense, e a Região Metropolitana de São Paulo.

A capital paulista bateu recorde de calor sequencial entre sexta (26) e domingo (28). Os termômetros marcaram 37,2°C às 16h, na estação meteorológica do Mirante de Santana, neste domingo.

Próximos dias
Na Região Sul, a semana será marcada por calor e períodos de sol, com elevação gradual das temperaturas. Ainda assim, a atuação de uma nova frente fria mantém a previsão de temporais de moderada a forte intensidade, sobretudo à tarde, no norte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Na passagem do dia 31 para o dia 1º de janeiro de 2026, há chance de chuva fraca a moderada no litoral da região. Capitais como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba podem registrar pancadas isoladas.

No Sudeste, a semana terá sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem ocorrer na forma de temporais localmente fortes. O risco é maior no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no interior e na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Durante o réveillon, o avanço de uma frente fria, aliado a condições favoráveis em níveis mais elevados da atmosfera, mantém a possibilidade de pancadas rápidas, principalmente entre a tarde e a noite.

No Centro-Oeste, o calor predomina ao longo da semana, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30°C nas capitais. A umidade disponível favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas do verão.

Na virada do ano, a chuva tende a ser mais frequente em Goiás. Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter céu parcialmente nublado e menor probabilidade de chuva durante as celebrações.



Fonte: CNN Brasil