22 de Setembro de 2023

Conferência Estadual

João Monlevade recebe 1ª Conferência Municipal da Juventude

Na ocasião, Conselho da Juventude será empossado
Divulgação, Ilustração
Divulgação, Ilustração
João Monlevade irá receber nos próximos dias 28 e 29 de setembro (quinta e sexta-feira), sua 1ª Conferência Municipal da Juventude. O evento acontece das 9h30h às 11h e das 13h às 17h, na Câmara Municipal.

Na ocasião, serão empossados os membros do Conselho Municipal da Juventude e será realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude, a ser realizada no formato online até o dia 30 de outubro e para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília no mês de dezembro.

O Conselho Municipal da Juventude será composto prioritariamente por jovens, sendo formado por um representante da área empresarial, um dos grêmios estudantis ou diretórios acadêmicos, dois representantes das instituições de ensino superior, sendo um do setor público e um do setor privado, dois representantes dos movimentos religiosos, um de entidades voltadas para a promoção do lazer e da cultura, um do meio sindical, cinco representantes do Poder Executivo e um do Poder Legislativo.

Objetivos

A Conferência da Juventude objetiva elaborar e discutir propostas, prioridades, ideias, metas e políticas públicas voltadas para os jovens do município, que garantam e permitam a integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do município.

Os temas levantados serão encaminhados e debatidos na próxima Conferência Estadual da Juventude e na Conferência Nacional da Juventude.

Conselho da Juventude

Caberá ao empossado Conselho Municipal da Juventude sugerir ao prefeito propostas de políticas públicas, projetos de lei ou outras iniciativas que visem assegurar a ampliar os direitos da juventude, desenvolvendo em conjunto com as secretarias municipais, estudos, debates e pesquisas relativas às questões que envolvam os jovens do município.

Além disso, também é atribuição do Conselho fiscalizar e tomar providências para o cumprimento da legislação favorável aos direitos da juventude, além de receber sugestões oriundas da sociedade, opinar sobre denúncias que lhe sejam encaminhadas e apoiar, acompanhar e assessorar projetos de interesse dos jovens.


Fonte: Site da PMJM